Skip to main content
Principais estilos de quadros

Principais estilos de quadros

Qualquer ambiente transforma-se quando são incorporados quadros em sua composição.

Os adeptos de artes afirmam que os quadros escolhidos mudam a energia do ambiente, trazendo mais vida e positividade para o cômodo, com sentimentos inspiradores e motivacionais.

Os estilos de quadros são os mais variados, mudando também a sua arte e sua moldura, trazendo significados diferentes, transmitindo diversas emoções ou simplesmente passando a imagem de status e poder para o seu dono.

Conheça agora os principais estilos de quadros e saiba como usá-los em seu ambiente.

Como utilizar os quadros

Não existe exatamente uma regra para utilização de quadros, pois muitas opções cada vez mais criativas sempre surgem para decorar ambientes. Tudo dependerá do gosto e da criatividade da pessoa ao utilizar os quadros em cada ambiente, fazendo parte do ambiente sem passar imagem de algo forçado ou muito pesado.

Estilos de quadros

Acompanhe os tipos de quadros e veja como utilizá-los:

  • Quadro de vidro: Estes modelos são impressos diretamente em placas de acrílicos, sendo utilizado na maioria das vezes com luzes no fundo para destacar a obra.

  • Pôsteres: São modelos populares atualmente, podendo ser com imagens de praias, bandas, montanhas, fotos. Geralmente não levam molduras.

  • Telas: Os quadros feitos por artistas, utilizando, por exemplo, tinta a óleo, são criados em telas, muito bonitos e com alta qualidade, transmitindo charme e sofisticação para o ambiente. Na maioria dos casos são expostos em salas de jantar ou estar ou até mesmo em corredores.

  • Tela abstrata: Este modelo de quadro dispensa formas concretas e foca apenas em modelos abstratos, representando formas geométricas, linhas, paisagens, cores. Este estilo convida a pessoa a encontrar o sentido de cada obrar utilizando a sua imaginação e interpretação.

  • Tela realista: Os estilos realistas são idênticos às paisagens reais, podendo se assemelhar a fotografias, devido aos detalhes e cores vivas. Neste tipo de imagem é possível perceber os ângulos e iluminação trazida para a obra, os detalhes e características de cada artista ficam a mostra, trazendo a realizada do local ou imagens retratadas.

  • Tela impressionista: Mais um dos principais tipos de quadros, a arte impressionista é a que causa impressão aos adeptos de obras de arte. Ao analisar um quadro impressionista é possível notar que as cores pinceladas retratam imagens de acordo com o ponto de vista de cada pessoa.

Existe lugar certo para quadros?

Não importa o tipo de quadro ou arte que você optar, o importante é colocá-las num local adequado. Dependendo do estilo e tamanho do quadro escolhido, o espaço desejado e a iluminação podem não ideais, gerando um efeito oposto e provocando sensações ruins e de que algo não está certo.


Dica de leitura: como instalar quadros na parede.


Locais mais indicados para pendurar quadros

Como vimos anteriormente, os quadros podem ser pendurados onde você quiser, porém alguns lugares são mais indicados para facilitar e melhorar o ambiente com uma decoração sofisticada e contemporânea.

  • Sala de estar

  • Sala de jantar

  • Corredores

  • Home office, escritórios e salas de reuniões

  • Ambientes planejados e recepções

  • Quartos, cozinhas e demais cômodos também são utilizados, porém como algo mais decorativo e divertido

Escolher a melhor opção entre os principais estilos de quadros é o segredo para garantir a melhor decoração para um ambiente. Fazendo isso você passa mais harmonia, felicidade, energia positiva e inspiração para todos os frequentadores do cômodo. O quadro deverá refletir a imagem do dono, seus valores e aquilo que ele acredita.


Dica: como pendurar quadros na parede.


Foto de capa: Pixabay

Deixe seu comentário!