Skip to main content
Livro O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em 1943 é um dos clássicos literários que emociona do mais novo ao mais velho. Seu enredo deixa marcas em seus leitores pela forma simples de narrar lições e otimismo. Essa narrativa envolve em muito o público infantil, porém nas definições de seu autor é “um livro urgentíssimo para adultos” que possibilita o resgate da infância encantadora dentro de cada pessoa. Se você ainda não passou pela maravilhosa experiência de ler este livro ou acha que a história é infantil de mais para você, saiba que O Pequeno Príncipe é um livro para todas as idades.

A leitura é uma aptidão que o indivíduo pode e deve desenvolver naturalmente em sua formação social. Não apenas saber ler, mas sim tornar essa prática um hábito. Encontrar em livros um universo paralelo que você pode chamar de seu, além de interagir com personagens e se encontrar com eles eu sua imaginação, isso tudo em um ambiente mágico e particular.

Com uma multidão de leitores, O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido no mundo, atrás apenas da Bíblia e do Alcorão. Explicar esse sucesso é um processo delicado que só quem leu consegue entender.

Um livro para todas as idades

Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), além de escritor, foi ilustrador e piloto francês famoso pela obra O Pequeno Príncipe. Nascido em Lyon na França, em 29 de maio de 1900, quando jovem tornou-se piloto de linha e voava entre Tolouse, Casablanca e Dacar. Bom escritor, redigia textos para jornais e revistas francesas. Entre suas obras publicadas estão “O Aviador” (1926), “Voo Noturno” (1931) e “Carta a um Refém” (1944).

Com vida curta, porém marcante, Antoine de Saint-Exupéry faleceu em 31 de julho em 1944, em um acidente de avião enquanto realizava uma missão de reconhecimento. Recentemente em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava próximo à costa de Marselha, na França.

Em O Pequeno Príncipe, o próprio autor é um dos personagens da narrativa. Depois de uma pane no sistema, o narrado e escritor é obrigado a fazer um pouso de emergência no deserto do Saara. Lá, sozinho e perdido o narrador se encontra com o pequeno príncipe, personagem principal do enredo.

O menino tinha cabelos cor de ouro, baixa estatura e sua marca era um cachecol vermelho envolto ao pescoço. Durante o encontro o pequeno personagem pede ao narrador que desenhe um carneiro. A partir daí o narrador passa a tentar conhecer melhor o garoto e qual sua origem, enquanto busca, sem parar, consertar seu avião. Viajante de outro planeja, o pequeno príncipe deixou coisas valiosas para trás ao ir em busca do sentido das coisas, principalmente da vida.

Um livro recheado de aprendizados e ensinamentos escondido em mensagens metafóricas ligadas a vida e particularidades do autor. O Pequeno Príncipe traz morais incríveis para crianças e adultos, tratando de diversos assuntos sociais como a tolerância, valorização, amor, manias, vícios, entre outros que nos levam a refletir sobre as atitudes que temos.

Mediando a narrativa entre a simplicidade da infância com a ocupação dos adultos e a inocência dos olhos de uma criança com seriedade da vida madura, o autor nos leva a viajar entre o que já vivemos e o que estamos vivendo hoje.

Torna-se visível a intenção do autor em instruir crianças quanto aos valores e ética. Avaliando o comportamento humano e utilizando de sua sensibilidade, Antoine, impõe ao leitor situações de pura emoção. Uma obra de inestimável valor tornou se a preferida das crianças e essencial aos adultos. Pode ser encontrado em diferentes versões de de editoras com inúmeras e coloridas ilustrações e filmes. Rico em detalhes, O Pequeno Príncipe age com uma direção para pensamentos confusos e sentimentos indefinidos, indicado a todos, independentemente da idade.

Decoração Pequeno Príncipe

Deixe seu comentário!