Skip to main content
Como definir o tamanho de quadro para quarto de bebê

Como definir o tamanho de quadro para quarto de bebê

Saiba qual o melhor tamanho de quadro para decorar o quarto de seu filho

O quarto de bebê costuma ser um dos menores cômodos da casa. Porém, isso não quer dizer que não possa ser bem decorado, e os quadros são excelentes opções. Neste artigo, mostraremos como escolher o tamanho de quadro ideal para o quarto de seu filho.

Para cômodos pequenos, os quadros são uma ótima solução para a decoração. Por estarem pendurados, eles não ocupam tanto espaço, mas mudam completamente o visual do quarto de bebê, levando mais alegria e conforto ao ambiente.


Dica de leitura: A importância dos quadros na decoração do quarto de bebê.


Algo a ser pensado ao optar por quadros para o quarto de bebê deve ser o tema da decoração. Os quadros precisam estar alinhados com a temática pensada.

Para te ajudar a escolher, caso ainda não tenha decidido um tema, visite nossa loja e confira os diferentes quadros infantis que temos disponíveis!

Além do tema, que deve integrar toda a decoração do cômodo, devemos decidir também pelo tamanho de quadro que será pendurado no quarto de bebê – ou quadros, caso opte por uma composição.

Composição de Quadros Quarto Infantil
Kit disponível na loja Decor Quadros

Composição de quadros

Mas afinal de contas, o que é uma composição de quadros?

A composição de quadros é a utilização harmônica e equilibrada de diferentes quadros na decoração de um ambiente.

Ao optar pelo uso de dois ou mais quadros, não é interessante sair pendurando os objetos sem um planejamento prévio. É muito importante pensar na harmonia e equilíbrio da decoração. Os quadros, ainda que diferentes, precisam “conversar” e estar alinhados com a disposição de todo o cômodo.


Saiba mais: Como pendurar quadros na parede.


Isso não significa que todos os quadros devem ter exatamente o mesmo tamanho. Quadros diferentes, desde que alinhados entre si e com o ambiente, se completam.

Observe a imagem abaixo:

Composição de Quadros

A simetria é muito importante na decoração. É através dela que definimos o tamanho de quadros e a sua disposição no ambiente.

Em relação a estilo e temas diferentes, o importante é que exista harmonia – assim como para tudo que fizer na decoração. Quadros com temas diferentes, por exemplo, podem se complementar e dar mais diversidade e personalidade ao quarto.

Qual o melhor tamanho de quadro para quarto de bebê?

Não existe um tamanho de quadro ideal para pendurar no quarto de seu filho. Encontrar a melhor opção depende de muitos outros fatores. O tamanho certo de um quadro é uma característica que irá variar de acordo com todo o arranjo do quarto.

A escolha de um único quadro ou de uma composição de quadros, por exemplo, vai mudar esse arranjo e, consequentemente, o melhor tamanho de quadro.

O uso de um conjunto de quadros – ou mesmo de um quadro isolado – deve ser proporcional tanto ao tamanho da parede em que estarão dispostos quanto o tamanho do quarto em geral. Como os quartos de bebês tende a ser menores, esses fatores precisam ser levados em consideração.

Um conjunto de quadros em um espaço muito pequeno dará a impressão de que o quarto é ainda menor. Do mesmo modo, um quadro muito largo disposto em uma parede também larga pode dar a impressão de que está perdido no ambiente.

Independentemente se você optou por um único quadro ou por uma composição, alguns pontos devem ser observados antes de pendurar os quadros. Observando esses fatores, você conseguirá definir o melhor tamanho de quadro para o quarto de seu bebê.

  • Altura: o centro do quadro ou da composição deve estar na altura dos olhos. Desse modo, a pessoa não precisa abaixar ou levantar a cabeça para apreciá-los. A altura recomendada é entre 1,60m e 1,70m.
  • Posicionamento: os quadros também destacam algum móvel, como o berço, cômoda ou poltrona. Assim, você pode centralizar um quadro grande tendo esse móvel como base. No caso da composição, os quadros devem estar delimitados a um espaço equivalente a um grande quadro, alinhados também com o móvel de destaque.
  • Proporção: o recomendado é que os quadros maiores estejam em paredes maiores, para que sejam vistos de longe. Já os pequenos podem ser dispostos em espaços que permitam a aproximação, para serem observados mais de perto. Se a parede for retangular, por exemplo, mantenha a proporção na composição dos quadros.
  • Alinhamento: atentando para todos os tópicos anteriores, os quadros devem estar alinhados – entre si, com os móveis e com as paredes. Cada peça deve transmitir sua própria identidade, então, não é recomendado deixar quadros – principalmente os pequenos – muito grudados. O alinhamento deve ser feito pela base e centro dos quadros.
  • Simetria: apesar de arranjos assimétricos despontarem como tendências da decoração, ainda assim, mesmo a suposta assimetria tem seus alinhamentos. O recomendado é que haja proporção entre os quadros e os espaços vazios na parede, bem como a similaridade na distância entre um quadro e outro e na própria disposição pelo cômodo. A simetria também deve ser observada em relação aos móveis e outros objetos – como espelhos, cortinas, luzes etc.

Veja também: Bichinhos na decoração de quarto de bebê.


A imagem a seguir demonstra muito bem como esses pontos foram observados na disposição de uma composição de quadros, dando destaque para o sofá – observe, também, o alinhamento dos móveis secundários.

Uma dica preciosa para quem deseja analisar possíveis combinações e disposições dos quadros no quarto do bebê é fazer uma simulação prévia. Confira o passo-a-passo que preparamos para você!

Faça você mesmo!

Montamos um guia prático para você simular diferentes disposições de quadros no quarto do bebê. Assim, encontrará a combinação que ficará mais harmônica e, então, poderá investir na decoração sem medo de errar.

Você irá precisar dos seguintes materiais:

  • folhas de papel ou papelão
  • lápis
  • régua
  • tesoura
  • fita crepe

Confira o passo-a-passo:

  1. Usando a régua, desenhe o formato dos quadros que deseja visualizar, seguindo os tamanhos originais dos quadros. Se tivé-los, você poderá usar os próprios quadros como molde para os desenhos.
  2. Recorte os desenhos, com cuidado para não se machucar! Atenção: após o uso, guarde a tesoura em local seguro e fora do alcance de crianças.
  3. Com o auxílio da régua, defina a altura dos quadros e a distância entre eles e os móveis. Lembre-se da importância da simetria, tentando manter a mesma distância entre todos os quadros da mesma parede. Para marcar a parede sem estragar a pintura, você pode utilizar a fita crepe.
  4. Com a fita crepe, cole os recortes na parede.
  5. Visualize a combinação e repita as etapas até encontrar a melhor solução. Dica: você pode tirar fotos no fim de cada composição, para guardá-las e poder comparar depois, além de não esquecer as que já montou.

E aí? Nosso artigo ajudou você a definir o melhor tamanho de quadro, as combinações e disposições para a decoração do quarto do seu bebê? Conte pra gente aqui nos comentários!


Foto capa: Pixabay

Deixe seu comentário!