Um espaço infantil bem decorado e planejado consegue interferir na forma com que as crianças aprendem e se desenvolvem.
Investir em tendências de decoração infantil irá garantir uma maior empolgação e felicidade para as crianças, pois nesta fase da vida a criatividade é enorme e todos os objetos e componentes lúdicos poderão ser boas influências no desenvolvimento da criança.
O que levar em consideração no planejamento de uma decoração infantil
Os destaques dos ambientes infantis sempre serão as cores, objetos coloridos e geométricos, facilidade de locomoção, segurança contra acidentes, autonomia e muito planejamento, focando sempre na diversão, no aprendizado e em formas de despertar a criatividade e o desenvolvimento da criança.
Paredes em preto fosco
Uma tendência que veio do ano passado e continua forte em 2018, é deixar uma parede em preto fosco, pois isso possibilita que a criança brinque com giz, desenvolvendo a sua criatividade. Além disso, é muito prática – basta passar um pano que o giz sai e poderá fazer tudo novamente.
Tons em verde
A Pantone elege todos os anos a cores tendências e os tons de verde continuam presentes. O verde vem para destacar a importância da natureza, para a saúde e para o mundo, podendo ser utilizado em cores fortes, como também em cores mais claras para decorar os ambientes infantis. É uma boa opção para fugir dos tradicionais azul e rosa e também promover um quarto unissex, por exemplo, no caso de um casal de irmãos dividir o espaço.
Móveis e objetos coloridos
Outra tendência de decoração infantil que não sai de moda são os móveis e objetos coloridos. Mesmo sendo básicos, eles oferecem beleza e proporcionam facilidades em organizar objetos, principalmente quando temos crianças muito pequenas.
Figuras geométricas para o aprendizado
Decoração para ambientes infantis com figuras geométricas está fazendo muito sucesso, podendo funcionar como figuras educativas. Objetos inspirados em formas geométricas também ajudam no desenvolvimento da criança, e melhor ainda se estes forem bem coloridos.
Decoração Montessori
Este tipo de decoração ficou famoso no Brasil com a divulgação em programas de televisão no final de 2016, a partir daí teve um crescimento e continua tendência.
Este tipo de decoração, inspirada pela pedagogia montessoriana, se propõe a estimular a autonomia da criança, a partir de objetos e brinquedos acessíveis, camas baixas ou no chão, cores claras e espelhos bem fixados, de preferência de acrílico. Os espelhos ajudam as crianças a se reconhecerem.
Cama casinha
A cama casinha vem inspirada no estilo montessori, por ficar bem rente ao chão, oferecendo autonomia para as crianças dentro do quarto. Quando a criança encontra um ambiente onde consiga sentir-se confortável, ela se torna mais feliz, favorecendo o seu aprendizado contínuo, natural e sem esforço, fatores que atualmente estão direcionando a decoração infantil.
O ambiente ou quarto infantil sempre deverá ser um local para despertar a criatividade e a felicidade na criança, melhorando seus conhecimentos e a forma com que ela irá estudar e adquirir novas vivências e práticas escolares.
Foto de capa: Pixabay